sexta-feira, 25 de junho de 2010

A fase da adolescência

Adolescência é a fase do desenvolvimento humano que marca a transição entre a infância e a idade adulta. Com isso essa fase caracteriza-se por alterações em diversos níveis - físico, mental e social - e representa para o indivíduo um processo de distanciamento de formas de comportamento e privilégios típicos da infância e de aquisição de características e competências que o capacitem a assumir os deveres e papéis sociais do adultoOs termos "adolescência" e "juventude" são por vezes usados como sinônimos, por vezes como duas fases distintas mas que se sobrepõem: para Steinberg a adolescência se estende aproximadamente do 11 aos 21 anos de vida, enquanto a ONU define juventude como a fase entre 15 e 24 anos de idade - sendo que ela deixa aberta a possibilidade de diferentes nações definirem o termo de outra maneira ; a Organização Mundial da Saúde define adolescente como o indivíduo que se encontra entre os dez e vinte anos de idade e, no Brasil, o Estatuto da Criança e do Adolescente estabelece ainda outra faixa etária - dos onze aos dezoito anos. Além disso Oerter e Montada decrevem uma "idade adulta inicial" que vai dos 18 aos 29 anos e que se sobrepõem às definições de "juventude" apresentadas. Como quer que seja, é importante salientar que "adolescência" é um termo geralmente utilizado em um contexto científico com relação ao processo de desenvolvimento bio-psico-social. Como mais adiante se verá, o fim da adolescência não é marcado por mudanças de ordem fisiológica, mas sobretudo de ordem sócio-cultural; o presente artigo se dedica assim à adolescência em sentido restrito, tomando a idade da maioridade

Do meu ponto vista o início da adolescência é claramente marcado pelo início do amadurecimento sexual puberdade, o seu fim não se define apenas pelo desenvolvimento corporal, mas, sobretudo pela maturidade social - que inclui, entre outras coisas, a entrada no mercado de trabalho e o assumir do papel social de adulto.

A adolescência não é, no entanto, uma fase homogênea. Pelo contrário, é uma fase dinâmica que, para o seu estudo, exige uma maior diferenciação. Steinberg propõe uma divisão em três fases: (1) Adolescência inicial, dos 11 aos 14 anos; (2) adolescência média, dos 15 aos 17 anos e (3) adolescência final, dos 18 aos 21. Essa última fase sobrepõe-se à "juventude" em sentido estrito, que marca o início da idade adulta, (definida por Oerter e Montada como a fase entre os 18 e os 29 anos de idade, quando a essa mudança, alguma pessoas não percebem que em se mesmo mudo apenas a aparencia e o seu jeito, modo de pensar e bricadeiras continuam o mesmo, e na verdade nós seres humanos devemos aprimora as mudanças junto com pensamento e alguns costumes.

Portanto a adolescência é para todos uma fase de descobertas,de sonhos,dejesos, conquistas e tambem um base para seu futuro pois é o tempo que é simplesmente o mais importante de todos, pois quando joves tudo parece ser enteressante e divertido,porem temos que entende,que a fase da adolescência não é apenas divertição, è o momento de ficça “os pés no chão” e apreder a lutar pelos seus ideais, ser corajosos e enfrentar os obstaculos da caminhada sem medo e determinado a vencer.

Adolescência é um termo amplo, que se refere a mudanças biológicas, fisiológicas, psicológicas e sociais que ocorrem no período que marca a transição entre a infância e a vida adulta. Sociologicamente falando, a adolescência é um período de transição da infância dependente para a auto-suficiência e a independência da vida adulta. Psicologicamente, define uma situação de moratória na qual devem ser feitos ajustamentos no sentido da distinção do comportamento infantil do comportamento do adulto, numa dada sociedade. A visão tradicional de desenvolvimento como um processo universal e geneticamente determinado - visão que interessa pouco se nos colocamos numa posição materialista histórica e enfatizamos os aspectos históricos e sociais - influencia fortemente a forma de se entender a adolescência. O início da adolescência tradicionalmente é visto como período altamente estressante especialmente por causa das experiências reguladas pela idade, como a puberdade. É um período no qual se experimentam muitas mudanças ao mesmo tempo. Essa convergência de eventos tanto normativos quanto não-normativos pode ser a causa do aumento da angústia e do stress. Situações crônicas e estresses diários associados à pobreza têm se mostrado fortemente associados a uma vasta gama de desordens que incluem problemas psicológicos e emocionais, desempenho acadêmico pobre e uso de drogas.

3 comentários:

  1. Realmente jardel,o período da adolescência é marcado por grandes transformações que deixa o adolescente cheios de indagações,perguntas,mas que serve para seu amadorecimento,enfim para sua vida.

    ResponderExcluir
  2. Muito bem Joaquim,pois as fases da adolescencia é muito marcante,por causa das transformações e que deixa o adolescente entusiasmado.

    ResponderExcluir
  3. Certamente é uma fase bastante tumultuada para todos, pois, são muitos sentimentos envolvidos, paixão, rebeldia, agressividade, sensibilidade, entre outras, e é preciso que a sociedade em si comece a analisar quais atitudes estão sendo tomadas para melhor condução desse processo de mudanças, para que conduzamos esses jovens a caminhos do bem.

    ResponderExcluir