sexta-feira, 11 de junho de 2010

Entrevista com Adolescente

UAB – UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL / UFC – UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC VIRTUAL )

CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA
DISCIPLINA: PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E DA APRENDIZAGEM NA ADOLESCÊNCIA
PROFESSORA: ARNEIDE ANDRADE
ESTUDANTE: MARIA MARINEIDE MONTEIRO DE ARAÙJO
DATA: 07 / 06 / 2010
AULA 02 – PSICOLOGIA NO PROCESSO DE ENSINO
ATIVIDADE: ENTREVISTA


01 – O que é para você Puberdade e Adolescência?
É a mudança da fase de criança para a adolescência, onde ocorrem várias transformações.
02 – O que você percebe de transformações em seu corpo? Elas (as transformações) o (a) causam dificuldades, ou desconforto? Quais?
Bom, quando entramos na puberdade tudo começa a mudar, nas meninas é comum: a voz e também o ocorrimento da menarca, e nos meninos é: a voz e os pêlos. Não causam nenhum desconforto.
03 – Você se vê mais atenta, ou mais dispersa nas aulas, com amigas, com parentes?
Sim.
04 – Esta fase está lhe trazendo benefícios à sua inteligência, ou sente o contrário, ou seja, tem dificuldade com aprendizados em geral?
Está me trazendo benefícios, pois é a fase em que começamos a ter maturidade
05 – Você observa riscos à sua saúde nesta fase onde as transformações hormonais são muito intensas?Quais?
Sim, para os adolescentes incrédulos, que praticam sexo antes do tempo, correm o risco de contraírem DST.
06 – A adolescência tem sido uma fonte motivadora para a busca de novos mundos? Isso o aproxima ou isola das pessoas em fase diferentes da sua?Por quê?
Sim, aproxima, porque estamos ficando mais maduros para entender as pessoas.
07 – Socialmente você se sente incluído, ou excluído?Pais e professores matem diálogo com você? Você abre espaço para que isso ocorra?
Incluída, sim, com certeza, pois, quanto mais se enturmamos com os adultos e sabemos das suas experiências será melhor para nosso futuro.
08 – Quando você acha que essa fase terminará?Quando ocorrer como acha que você será e o mundo que o cerca?
Quando ocorrer a mudança para a fase adulta, em minha opinião por uma parte será melhor, no termo de que ingressaremos na faculdade, começaremos a ter nosso próprio salário, mais por outro será ruim, porque teremos que criar mais responsabilidades com a família que um dia iremos construir.
09 – Você procura informações sobre adolescência em geral?
Sim.
10 – No que tudo mundo está errado e você correto?
No fato de acharem que sou muito NOVINHA para namorar.

Sou Estrela do Mar e tenho 13 anos, estou cursando o nono (9° ano) do ensino fundamental.

Comentários:

A entrevistada demonstrou segurança durante as perguntas, sendo atenta a todo o momento dos questionamentos, ficando um pouco sem palavras no exercício 03. Mas se percebe que a mesma é bastante comprometida com os estudos, organizada e preocupada com sua formação acadêmica, sempre tira boas notas, mas devido a seu medo de não corresponder às expectativas nas avaliações se perde um pouco, mas justamente pela cobrança que faz a si mesmo e com isso se esquece durante as provas.
Seus questionamentos são plausíveis, se posiciona muito bem diante dos assuntos e das situações vividas durante o tempo que passa no ambiente escolar. Na rua sempre demonstra educação falando com as pessoas e tem muitos amigos. As pessoas que a mesma se relaciona são todas de boa educação e querem de verdade crescer na vida, é o que se percebe. Estrela do Mar vive apenas com seu pai, pois perdeu sua mãe quando era bebê,de um AVC,esse já era o terceiro casamento de seu pai,que tem outros filhos,mas que convive muito bem com a mesma. Ela tem como mãe sua tia irmã de seu pai que chama de mãeinha e fala dela com maior amor e demonstrando muito respeito.
Com esse trabalho percebo que a cada dia as fases da adolescência chegam mais rápidas e que as crianças se tornam adultos cada vez mais cedo, na verdade não vive essa fase maravilhosa que é ser criança. Usam muita maquiagem e roupas de adulto mesmo, porém não querem responsabilidades, como os adultos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário