UAB–Universidade Aberta do Brasil / UFC–Universidade Federal do Ceará (UFC Virtual)
Curso de Licenciarura em: _Matemática_____________________
Disciplina: Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem na Adolescência
Professor: Fernando Antonio de Castelo Branco e Ramos
Tutora:Arneide Andrade Avendano
Estudante: Marcelo Dantas
Data: 29/ 05/ 2010
Assunto: O que significa adolescência na realidade mundial, fazendo um comparativo com a realidade?
Tema: Adolescência.
A adolescência é uma fase da vida humana marcada por profundas transformações fisiológicas, psicológicas , puncionais , afetivas, intelectuais e sociais.
O período adolescente relaciona-se com suas transformações gerais que aparecem no ser humano ou no adolescente e que tornam esta faixa etária de entendimento de difícil dialogo: o período compreendido da puberdade é aquele onde não somos criança nem adulto,onde este tem autonomia diante do seu espaço social e tem idade para ser responsável ,enquanto aquele se reconhece e sente-se bem dono do seu próprio nariz. Os adolescente, até então estão em fase de entendimento trazendo às vezes problemas familiares.
A puberdade muda o corpo , a mente,e o afeto do adolescente,eles entram em nova fase de existência,tendo novos pensamentos,perguntas,afirmações , além destes existem outro fatores contributivos, tais como,meio geográficos e condições socioeconômicas .
Tendo em vista que a adolescência inicia com as transformações pubertárias e termina com a estrutura e autonomia e aquisição de reconhecimento identificativo, e ser inserido socialmente aos outros contribuindo com projetos de vida.Ou seja quando o jovem tem maturidade social e emocional e porta-se experiente,e apto de assumir o papel de um adulto.Período pubertório curto que dura mais ou menos dois anos.Em seus aspectos fisiológicos,com mudanças corporais,isto é,a possibilidade de ejaculação para o rapaz e a menstruação para a moça.Os órgãos entram em desenvolvimento ou funcionamento marcando a sexualidade de cada individuo e capacidade de reproduzir.
São muitas as transformações que aparecem durante o período da puberdade. Nos rapazes aparecem pelos nas pernas, no peito, nos braços, nas axilas e na região púbica. A voz muda e cria-se barba. O pênis cresce e sua pele fica mais escura, os testículos aumentam. Nas moças o quadril aumentam e os seios crescem, cria-se pelos nas axilas na localidade púbica. Os órgãos genitais evoluem e a pele muda sua tonalidade tornado-se escura. Tanto um como o outro ocorrem o aumento da transpiração e o odor corporal altera-se. Aumento de altura e peso, cabelos e peles tornam-se mais oleosos podendo ocorrer o surgimento de seborréia e acne. Fisicamente a ossificação da mão.
Dentre os aspectos afetivos , depende do comportamento que cada individuo possui dentro de si, às vezes se mostra capazes de tudo , tem alguns que são ou que gosta de esta só,costuma viver isoladamente contribuindo para ocorrer qualquer distúrbio , todo e qualquer individuo tem que procurar está associado aos demais e sentir-se amparados pelos colegas e familiares contribuindo assim para uma auto-estima,tornando-se felizes,satisfeitos com a contribuição dos demais.Podemos dizer que muitos jovens são sensíveis,tendo uma fragilidade e costuma ser grosseiro,tornado-se agressivo com seu humor para baixo .causando-lhe às vezes choro,eufórico e melancólico.A adolescência é uma fase na qual se completa ou obtém uma maturidade intelecto.procurando entender a sociedade com perguntas,aprendendo,criticando e interrogando o presente o futuro do espaço social.
Aspectos sócio-morais que ocorrem durante está fase , como eles se portam eticamente no meio em que vive, construindo seus valores sociais próprios ,tendo para si e para os demais,lealdade,coerente,liberdade e autenticidade. Eles às vezes ficam frustrados quando alguém ou até mesmo seus familiares diz o contrario do é pensado por eles. Convivendo ultimamente com uma sociedade, concorrências, consumista, violenta, dificilmente se oferece como meio de vida e estrutura de qualidade , na qual se possa abrir horizontes onde possamos nortear os objetivos do futuro incansável que tanto almejamos.O grade desafio para as famílias é fazer com que o diálogo e o afeto façam parte do cotidiano deles.Esta abertura para com os mesmos exige compreensão das diferenças,flexibilidades para aceitar o novo,reciprocidade e respeito,valores que, constantemente semeados, possibilitam uma relação de confiança e enriquecedora para todos os membros.
Enfim, onde haja a construção e o fortalecimento dos laços familiares e escolares , que possam passar para eles,cultura,vivencia, reflexão e respeito aos valores éticos da vida de como pisar firme no chão.E que os problemas possam ser resolvido com diálogo e passividade e não de forma violenta.
Gostei, especialmente do último parágrafo quando você mensiona: "Enfim, onde haja a construção e o fortalecimento dos laços familiares e escolares, que possam passar para eles, cultura, vivencia, reflexão e respeito aos valores éticos da vida de como pisar firme no chão.E que os problemas possam ser resolvido com diálogo e passividade e não de forma violenta". Embora, devamos reconhecer que rebeldia e contestação são caractrísticas marcantes na maioria dos adolescentes, e muitas vezes não querem uma maior aproximação.
ResponderExcluirO diálogo entre os membros de uma família vem enriquecer e fortalecer os laços entre todos e amadorecer na resolução dos problemas surgidos no dia-a-dia,especialmente ajudar os adolescentes a crescer em um ambiente sólido,onde haja confiança entre pais e filhos.
ResponderExcluir