UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ – UFC LICENCIATURA EM MATEMÁTICA
PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E DA APRENDIZAGEM NA ADOLESCÊNCIA DOCENTE: ARNEIDE ANDRADE AVENDANO
AULA 01 TEORIAS E FUNDAMENTOS
MANOEL NEILSON ALVES VIDALMAIO – 2010
Adolescência
Adolescência é a fase do desenvolvimento humano que marca a transição entre a infância e a fase adulta. É a fase onde começa as transformações visíveis como alterações no físico e mental. Assim essa fase caracteriza-se pelas alterações em diversos níveis; físico, mental, social, etc. É uma fase em que todos não têm definições, são muito enigmáticos, pois ninguém os entende nem compreende ou os decifram a não ser eles mesmos. Sofrem por tudo, interpretam tudo diferente e as vazes com rebeldia. É nessa hora que começa a aparecer os inúmeros problemas que na fase de criança pareciam não existir, eram ignorados ou camuflados por eles, pois sentiam que eram responsabilidades apenas dos pais.
No mundo globalizado de hoje a adolescência estar cada vez mais extinta, começa a ter responsabilidade de adulto muito cedo. Esse era para ser um momento singular na vida de cada um. Momentos em que começamos a nos descobrirmos para a vida, com prazer de viver intensamente. E esse mundo globalizado estar excluindo esses momentos dos adolescentes com preocupações recentes ou, antes do tempo, com compromissos ocupando seu tempo com questões rotineiras de adultos.
“Temos às vezes impressão de que os pais datem um controle sufocante sobre nossa vida, querem saber de tudo, onde estávamos, com quem estávamos, o que estávamos fazendo, a que horas voltaremos etc. Se torna as vezes estressante isso. Somos bem complicados, as vezes precisamos de um momento só nosso, e nossos pais não compreendem.”
Como mostra o texto acima dito por uma adolescente, é uma fase de liberdade, querem fazer tudo que vem a cabeça às vezes até sem medir conseqüências.
Por se tratar de uma fase muito difícil para os adolescentes, é importante que haja compreensão dos pais, professores e outros adultos.
Uma marca comum dos adolescentes é a necessidade de fazer parte de um grupo. As amizades são importantes e dão aos adolescentes a sensação de fazer parte de um grupo de interesses comuns.
Por isso ainda acho que adolescência não tem idade certa para chegar depende do meio que vive, depende da sociedade, pois ela modifica a personalidade o modo de pensar e agir das pessoas. Tem idade sim de chegar à modificação hormonal, mudança física. É onde muita gente confunde adolescência com a puberdade.
Hoje, acredito que dificilmente Piaget ou Vygotsky teriam a mesma concepção a respeito do comportamento humano com esse mundo globalizado, teriam com certeza uma outra forma de pensar ou outra teoria a respeito.
Fonte: Wikipédia
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Concordo com tudo que você disse. Muitos adolescentes acham que seus pais estão acima de qualquer responsabilidade, e por isso nunca querem ser responsáveis independente dos pais. Também achei interessante a parte que você fala: " Hoje, acredito que dificilmente Piaget ou Vygotsky teriam a mesma concepção a respeito do comportamento humano com esse mundo globalizado, teriam com certeza uma outra forma de pensar ou outra teoria a respeito.". Pois, com certeza o mundo hoje é muito diferente daquela época.
ResponderExcluirÉ Manoel, seu texto chama atenção no que diz respeito a mudanças de comportamento dos adolescentes de hoje, pois, a globalização transforma o mundo de tal forma que a personalidade do adolescente de cada época é bem diferente, as teorias de Piagt ou Vygotsky hoje certamente não seriam as mesmas.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirRealmente Neilson a adolescência é uma fase marcante. Não só no período de transição da infância para adoscência, como também em relação
ResponderExcluira formação da identidade do indivíduo, uma vez que uma fase mau vívida pode interferir na personalidade e levar ao adulto uma amarga experiência, podendo refletir na sua conduta.