Curso: Licenciatura em Matemática
Turma: Brejo Santo
Disciplina: Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem na Adolescência
Professor: Fernando Antonio de Castelo Branco e Ramos
Tutor (a): Arneide Andrade Avendaño
Aluno: José Edmar Belém
Adolescência Significados e Evolução dos Conceitos
Segundo o dicionário Aurélio, Adolescência é o período pós-infância, começando com a puberdade, no qual ocorrem várias mudanças físicas e psicológicas, e se estende aproximadamente dos 12 aos 20 anos de idade. Parte desse conceito é consenso entre vários países e organismos internacionais como a Organização Mundial de Saúde (OMS). Digo parte, porque são discordantes as posições defendidas pela OMS e muitas nações, como o Brasil, quanto ao inicio e término da adolescência. Para a OMS a adolescência é o período dos 11 aos 19 anos, enquanto no Brasil segundo o Estatuto da Criança e do Adolescente no seu art. 02 considera adolescente a pessoa entre 12 e 18 anos de idade. Números e definições formais à parte, o certo é que, esse é sem dúvida um dos períodos mais importantes na vida de qualquer pessoa. É uma fase de dúvidas, incertezas, afirmações, negações e busca de uma identidade própria, para quem nela está vivendo.
Ao longo da história podemos identificar alguns aspectos importantes sobre o período que compreende a adolescência. Na visão dos pais o papel de uma moça era estudar apenas o básico, ser recatada e conseguir um “bom casamento”, sendo-lhe negado viver com intensidade essa fase. Questionamentos, pontos de vistas diferentes, típicos desse momento vivido eram reprimidos e mal vistos pela sociedade. Já os rapazes tinham um pouco mais de liberdade, sendo-lhes castrado, porém, o comportamento visto como inadequado na época como opiniões discordantes ou o uso de roupas mais modernas. Contudo, as mudanças corporais e os sinais de que ali estava se formando um homem, era motivo de orgulho, principalmente para o pai.
Hoje em dia ainda constatamos formas de se ver a adolescência como décadas atrás, mesmo com mais acesso à educação e um número variado de fonte de informação. Porém, é inegável a mudanças positivas ocorridas na sociedade, a respeito desse tema, ao longo dos últimos anos. O que não mudou e nem deve mudar muito é a sensação de mundo novo, de emoções nunca antes sentidas, de busca de identidade, vividas durante a adolescência.
Quanto à duração do período correspondente a adolescência percebem-se diferenças quando analisamos grupos de classes sociais distintas. Nas famílias com menor poder aquisitivo os filhos assumem responsabilidades e papéis comum aos adultos muito cedo como o trabalho para ajudar no sustento da casa ou a constituição de uma nova família. Em conseqüência param de estudar antes de obter uma formação universitária. Esse choque com uma nova realidade provoca um amadurecimento prematuro, queimando etapas, e diminuindo o tempo de esses jovens viverem como adolescentes. Já nas famílias com mais condições financeiras, nota-se que há um prolongamento dessa fase. Com mais tempo dedicado aos estudos em busca de uma melhor formação, a comodidade de uma situação econômica estável, os filhos passam mais tempo na casa dos pais, e o rompimento do cordão umbilical se dá de forma mais tardia quando comparada à realidade de classes sociais menos favorecidas.
Numa perspectiva de futuro, uma preocupação presente e comum a todas as classes sociais é o aumento da exposição dos adolescentes à violência, às drogas (lícitas e ilícitas), à marginalidade. Fatores que poderão influenciar negativamente na formação da personalidade dos futuros adultos. Impedir essa exposição é tarefa praticamente impossível, mas, cabe às famílias o importante papel de acompanhar de perto e tentar ser um suporte seguro para que seus filhos atravessem essa fase de turbulências e descobertas, com ganhos psicológicos que lhe serão úteis durante toda a vida.
Fontes bibliográficas:
www.solar.virtual.ufc.br: Aula 01, tópico 03 Adolescência: Significados e Evolução do Conceito.
Site www.wikipedia.com: Texto Adolescência
Site www.pailegal.net: Texto Adolescência – Um fenômeno contraditório
Autor: Arnaldo Chagas
Site www.artigonal.com: Texto O Conceito de Adolescência
Autor: Vicente Vagner Cruz
Parabéns, Edmar. Você consegue associar um assunto ao outro, não desviando do objtivo. Dentre os textos que eu já li, pra mim o seu foi o que deixou mais claro o teremo Adolescência.
ResponderExcluirExcelete texto Edmar,suas colocações chama bastante a atenção do leitor,especialmente no ultimo paragrafo,na relação jovem e maginalidade,ou seja, a sua exposição na sociedade e o papel da família na vida desse jovem.
ResponderExcluirMuito bem Edimar, seu texto está realmente definindo o termo do que é Adolescente.
ResponderExcluirGostei Edmar. Seu texto está claro e conciso,pois fixou o que é realmente a adolescência introduzindo a realidade do tempo passado e o presente,como um todo.
ResponderExcluir