segunda-feira, 14 de junho de 2010

Definição de Adolescência

INSTITUIÇÃO: Universidade Federal do Ceará
CURSO: Licenciatura em Matemática
DISCIPLINA: Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem na Adolescência
PROFESSOR: Arneide Andrade
ALUNO: Edivânia Texeira dos Santos



Adolescência


O que é adolescência?
É o período de transformação do desenvolvimento humano, entre a infância e a fase adulta. Esse período é marcado por várias transformações corporais e hormonais.
O que é puberdade?
É as mudanças biológicas e fisiológicas, que ocorrem em um determinado período, tornando-se o corpo mais desenvolvido, e com a capacidade dos adolescentes poderem gerar filhos
Porem não é possível definir com exatidão o início e o fim da adolescência, pois varia de pessoa para pessoa. No entanto, na maioria das pessoas ela começa aos 10 e vai até os 20 anos, mas segundo o Estatuto da Criança e do Adolescente, começa aos 11 e vai até os 18 anos, onde acontecem várias mudanças, entre as meninas e os meninos.
A puberdade geralmente ocorre nas meninas com o surgimento da primeira menstruação (menarca), que coincide com uma série de transformações do corpo que já se manifestava na fase conhecida como pré-puberal, esse aparecimento é muito variável entre 08 e 13 anos, onde normalmente apresentam:
* Surgimento de pêlos pubianos.
* Crescimento da região da bacia (cintura).
* Crescimento dos seios e dos mamilos.
* Crescimentos dos pêlos axilares
* Surgimento da menstruação.
Já nos meninos as transformações começam um pouco mais tarde, e são mais demorados que as meninas, começam aos 09 e vai até os 14 anos e geralmente apresentam:
* Crescimentos dos órgãos reprodutores (pênis e testículos).
* Mudança de voz tornando-se mais grave.
* Crescimento dos pêlos pubianos.
* Crescimento dos pêlos axilares e na face.
* Primeira ejaculação.

Essas mudanças acontecem por causa dos hormônios (substancias que temos em nosso corpo), que determinam o período e a modificação do nosso corpo. No entanto, os hormônios de crescimento, são tão importantes quanto os hormônios sexuais, o estrógeno e a progesterona produzido pelo ovário da mulher, e a testosterona, produzido no testículo , no homem.
Ha também , outros hormônios que fazem parte do nosso corpo, e que estão envolvidos nessa transformação, como por exemplo, a hipófise, (pequena glândula que se localiza no nosso cérebro, onde produz alguns hormônios que, por sua vez, enviam mensagens para o ovário na mulher, para amadurecer os óvulos e para os testículos no homem para que ele comece a produzir espermatozóide , reproduzindo assim os hormônios sexuais), a prolactina e os andrógenos ,(que ajudam na transformação do nosso corpo de criança para adolescente). Assim como os hormônios ha outra substancias que também participam dessas transformações e que não são hormônios -são os neurotransmissores ,(substancias que tem a função de transmitir os impulsos nervosos de hormônio a outro). Todos esses hormônios e substancias químicas vão fazer com que o nosso corpo comece a mudar e ganhar novas formas.
No período da adolescência, ocorrem significativas mudanças hormonais no corpo, onde acaba influenciando diretamente no comportamento dos adolescentes, podendo variar muito e rapidamente em relação ao humor e ao comportamento , tais como:agressividade,felicidade, tristeza,agitação, preguiça e principalmente em seu desejo sexual, tanto nos meninos quanto nas meninas , alem de não proporcionar mudanças físicas mas, sobretudo, psicológicas. As alterações hormonais despertam a sensibilidade sexual e, conseqüentemente, é neste período que muitos adolescentes começam a ter relações sexuais.
Por se tratar de uma fase difícil, é importante que haja compreensão por parte dos pais, professores e outros adultos. O acompanhamento e o diálogo neste período são fundamentais e caso ocorra mudanças severas é importante o acompanhamento de um psicólogo ou de um médico.

3 comentários:

  1. Embora você tenha saído um pouco do formato de texto convencional, ficou bem definido e de forma detalhada o tema adolescência.

    ResponderExcluir
  2. Concordo Edivânia quando você diz que não há um tempo exato que começa e termina a adolescência, isso varia muito. E referente ao estatuto da criança e do adolescente também depende do país, cada um com suas leis. Como a própria entrevistada minha falou, a adolescência não acaba nunca.

    ResponderExcluir
  3. Realmente Edivânia,na adolescência há muitas mudanças não só física,mas também psicologicas,o que deixa os adelescentes mais impossíveis,ou seja desafiados a fazerem o que acham certo na sua concepção,não gostam de serem contrariados por ninguém.

    ResponderExcluir