sexta-feira, 25 de junho de 2010

Adolescência

A adolescência é um período de muitas indagações e segundo Barros(2000), tem início por volta dos 12 ou 13 anos, com a puberdade, a qual é desencadeada por um aumento na produção dos hormônios sexuais que ao serem lançados no sangue, proporcionam uma variedade de transformações e alterações no corpo, na mente, na maneira de viver e relacionar-se com os outros, finalizando na faixa de 18 ou 20 anos.
Diante essa definição, fica bem explícitas as inúmeras dúvidas que surgem naturalmente nesse momento da vida e o tamanho da necessidade de apoio, compreensão e esclarecimentos por parte de pais, educadores e sociedade em si.
A adolescência é tempo de descobertas, construções, sonhos ousados, esperança e definições, é tanto que seu conceito “ foi construído durante vários anos para designar a passagem de uma fase da vida que é a infância, para outra que ainda não é considerada adulta, mas também, não é mais criança, pois é um período de vida do ser humano onde se vai descobrindo a si mesmo e aos outros, construindo sua personalidade e os seus projetos de vida pessoal.”(Internet)
A criança e o adolescente que formos definirão o cidadão adulto que seremos, e de acordo com Becker, a adolescência deriva de uma palavra em latim “Adolecere”, a qual apresenta como significado crescer, desenvolver-se, tornar-se jovem, sendo esta fase caracterizada por aspectos biológicos, psicológicos, sociais e culturais, ou seja, a fase preparatória para a vida adulta.
Infelizmente, através de suas próprias famílias e os meios de comunicação, crianças e adolescentes são estimuladas a ingressar precocemente na sociedade de consumo, com seu cortejo de desejos e frustrações, que conturbarão seus valores e principalmente sua identidade. Para Erick Erickson(1950), a adolescência é abordada “como período durante o qual o indivíduo deve estabelecer um senso de identidade pessoal e evitar os perigos de difusão de papel e confusão de identidade.”.
Na minha concepção, adolescência é vista por muitos como uma fase complexa, levando em consideração o fato do indivíduo ficar confuso, uma vez que fica na dúvida se age como criança ou adolescente. Quando assume uma postura de criança, os adultos protestam porque o ver como adolescente; se tem atitude de adolescente, dizem é que muito criança para tal ação. Ao observar por esse ângulo, nota-se claramente que a maior confusão de idéias na cabeça dos pré-adolescentes ou adolescentes é motivada pelos adultos.
Penso ainda, ser a infância e a adolescência, os momentos da vida em que mais se necessita de informações, afetividade, diálogo, atenção, valorização e respeito. Como também são dignas de uma vasta e especial atenção para melhor compreendê-las no século atual.
Se clamamos por uma sociedade mais justa e humana, comecemos conceder o verdadeiro valor da criança e do adolescente. Estamos vivendo a era do capitalismo e do consumismo, onde praticamente tudo está centrado no ter, e se continuarmos a alimentar esse tipo de sociedade, estaremos conduzindo nossas crianças ao caos da humanidade, transformando-os em seres menos humanos e mais robóticos.
É preciso ensinar a ser, trabalhar valores, identidade e senso de humanidade.


FONTES DE PESQUISAS

BARROS, Carlos. O Corpo Humano/ Carlos Barros, Wilson Roberto Paulino, -- 63. ed. Totalmente reformada – Ática, São Paulo: 2000
http://
www.psyking.net/id 183.htm
http:// www.artigonal.com > Psicologia&Auto-Ajuda
http://
www.artigonal.com > Educação > Educação Infantil

5 comentários:

  1. Edna seu conteúdo,foi importante,dada a qualidade de seus pensamentos contribuindo assim para o desenvolvimento e qualidade no conceito sobre adolescência.

    ResponderExcluir
  2. A adolescencia é uma fase no qual ocorrem trans formações fisicas e psicologicas para o ser humano, onde o comportamento e forma de pessar passa a ser duvidoso ao até mesmo complicado , pois, as pessoas ainda não estão preparados para orientá-los.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. muito bem Edina,pois na adolescencia passamos por varias transformações,nas quais muda o corpo completamente,e que essa fase deixa o adolescente muito complicado,mas isso é normal.

    ResponderExcluir
  5. É isso mesmo Edna, é um processo de mudanças e de sonnhos para o futuro.

    ResponderExcluir