UAB – UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL / UFC – UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC VIRTUAL)
CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA UAB – UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL / UFC – UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC VIRTUAL)
CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA
DISCIPLINA – PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E DA APRENDIZAGEM NA ADOLESCÊNCIA
PROFESSORA – ARNEIDE ANDRADE
ESTUDANTE – MARIA MARINEIDE MONTEIRO DE ARAÚJO
DATA – 30 / 05 / 2010
AULA – 01 – TEORIAS E FUNDAMENTOS
Etimologicamente falando, a adolescência, provém do verbo ADOLESCERÊ,que significa brotar, fazer - se grande.
Com efeito, mesmo em termos de idade, ainda não existe um consenso definindo o período exato de duração da adolescência. Estudiosos preferem concordarem com a idéia de que a fase adolescente inicia depois da infância, pelos 12 anos e termina por volta dos 18 anos. Conforme a Lei e o Estatuto da Criança e do Adolescente ECA seria o período de vida que dura entre – aproximadamente – 12 anos e os 18 anos idade, a que é semelhante à posição citada anteriormente, porém, não é nada esclarecedora para os profissionais que atuam com essa clientela, exatamente por sua complexidade e pelas controvérsias importantes que são identificadas pelo referido fenômeno.
A adolescência período o qual uma criança se transforma em adulto, transformações essas mais definidas no corpo, em virtude das alterações hormonais. Uma fase extraordinária. Etapa de vida em que todos os seres envolvidos buscam a maturidade até então ocupada pela imaturidade, definindo personalidade, descoberto do seu EU, ou seja, sua própria identidade.
A adolescência é um começo de um despertar para um mundo extremamente novo, onde nada é estável nem tão pouco definitivo, pois se trata de uma época de transição, portanto, de mudanças, não somente na altura, peso, capacidades mentais ou resistências físicas, mas também de evolução de personalidade e de capacidade de escolha, de poder, de opinião para agir na sociedade em prol de um país melhor e igualitário para todos. E é também nessa fase da vida que se manifesta as crises, as quais são marcadas por questionamentos, modificações, tentativas, onde os valores até então adquiridos na infância serão alterados, não naquele exato momento, mas durante todo período que sucedem as etapas da adolescência.
Para se pensar em adolescência, é necessário levar em consideração, especificamente, os aspectos psicológicos, fatores sócios- culturais, cognitivos, etc. contextualizando e refletindo sobre o mundo, ou seja, o cenário o qual o jovem está inserido.Na verdade a adolescência deve ser pensada em três condições: enquanto desenvolvimento biológico do indivíduo, aspecto psicológico, social e cultural.Portanto a crise associada a esse período de transição se encontra essencialmente, em nossa cultura, fator que influencia várias situações na vida do ser humano.
Atualmente se fala bastante em adolescência, em crise adolescente. As tentativas de explicar tais fenômenos, levanta questionamentos na sociedade atual, complexas questões que envolvem, sobretudo os jovens adolescentes de nosso mundo, os quais são relacionados com as drogas, sexo, educação, problemas de imposição de limites, violência, delinqüência, etc. ,porém não é de hoje que se faz essa associação, pesquisas indicam que o conceito ADOLESCENCIA está relacionado a questões do jovem como PROBLEMA, há muito tempo.
Não é possível pensar a adolescência hoje como tempos atrás, pois, o jovem atual vive rodeado da industrialização, da modernidade, do mundo globalizado, da internet, enfim o mundo virtual, assim é cada vez mais difícil para a família e a escola lidarem com esses adolescentes.
Não basta conhecer suas limitações, fraquezas e emoções, mas sim, estar por dentro da atualidade dos mesmos, dos conflitos sociais e culturais do momento, mantendo contato direto com essa MOÇADA, procurando ter o mesmo nível de linguagem, sem por nenhum momento colocar-se num patamar mais elevado, pelos simples fato de ser O ADULTO, porém sem exagero ou demagogia, acreditando que os jovens não são crianças, mas, também não são adultos, mantendo assim confiança total entre ambos.
Site pesquisado:
WWW.suapesquisa.com;
WWW.noticias.terra.com.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirMuito bom o texto. Traça um panorama geral sobre o tema adolescência, mostrando suas peculiaridades, os conflitos e riscos vividos pelos adolescentes. Merece destaque também o último parágrafo que trata das relações entre os jovens adolescentes e os adultos.
ResponderExcluirLegal sua postagem.Parabéns.
ResponderExcluirParabéns Marineide pela sua definição em relação a adolescência. Realmente devemos pensar em adolescentes como pessoas jovens em processo de transformação e por sua vez devem ser entendidas como um ser em busca de sua própria identidade.
ResponderExcluir