segunda-feira, 14 de junho de 2010

Entrevista com Adolescente


Universidade Aberta do Brasil
Universidade Federal do Ceará
Instituto UFC Virtual

Curso: Licenciatura em Matemática
Disciplina: Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem na Adolescência
Professora Tutora: Arneide Andrade Avendano
Aluna: Fábia Gomes dos Santos Tavares


AULA 02: Psicologia no Processo de Ensino
Atividade 01: Entrevista com jovem Adolescente



Porteiras- CE
Junho de 2010



Entrevistadora: Fábia Gomes dos Santos Tavares
Entrevistado (a): Ana Clara Alves de Azevedo Idade: 12 anos


01 – O que é para você puberdade e adolescência?
É aquela fase que você está mudando.


02 – O que você percebe de transformações em seu corpo? Elas (as transformações) a causam dificuldades, ou desconfortos? Quais?
Aumentando os quadris, os seios e outros; essas transformações não me causam desconfortos.


03 – Você se ver mais atenta, ou mais dispersa nas aulas, com amigos, com parentes?
Mais atenta, tanto nas aulas como também com amigos e parentes.


04 – Esta fase está lhe trazendo benefícios à sua saúde, fase onde as transformações hormonais são muito intensas? Quais?
Para mim é normal, mas acho que está me trazendo mais benefícios, pois estou me preocupando mais nos estudos, com minha aparência e tudo mais.


05 – Você observa riscos à sua saúde nesta fase onde as transformações hormonais são muito intensas? Quais?
Não.


06 – A adolescência tem sido uma fonte motivadora para a busca de novos mundos? Isso o aproxima ou o isola das pessoas em fase diferente da sua? Por quê?
Sim; isola, Pois estou na fase da adolescência então é claro que vou me aproximar das pessoas da minha faixa etária.


07 – Socialmente você se sente incluído? Pais e professores mantêm diálogo com você? Você abre espaço para que isso ocorra?
Incluído; minha mãe às vezes mantém diálogo comigo. Às vezes eu abro espaço.


08 – Quando você acha que essa fase terminará? Quando ocorrer como você acha que você será e o mundo que o cerca?
Acho que termina quando eu tiver adulta. Acho que serei do mesmo jeito e as pessoas é que vão mudar comigo.


09 – Você procura informações sobre adolescência em geral?
Sim; com meus professores e minha mãe.

10 – No que todo mundo está errado e você correto?
Quando falam que não posso fazer tal coisa por que já estou bem crescida. Hora eu ainda sou criança, hora não sou mais; dependendo do que se trata é que dizem se sou criança ou não, isso me deixa chateada demais.

Conclusão:


A adolescente a qual entrevistei demonstrava muito interesse, ansiedade e curiosidade. A mesma se sentia muito a vontade e em momento algum se intimidou ao responder as perguntas. Percebi também que tem sua personalidade definida, ou seja, sabe o que quer e é determinada. Na minha concepção a adolescente enfrenta a fase na maior naturalidade, tem um desenvolvimento e interação significativo com o meio social. De família bem estruturada a adolescente tem um pensamento evoluído em relação ao seu futuro. Como adolescente é uma pessoa disciplinada e se relaciona muito bem com os colegas, professores e acima de tudo com os pais. Em minha opinião a troca de afetividade, os laços de amor, respeito e a identificação que a criança busca e necessita, é que permitirá o transcorrer de uma infância feliz e, conseqüentemente, a formação de um adulto equilibrado, em perfeita sintonia com a comunidade em que vive. Diferente de muitos, a jovem é altamente responsável e educada.

Um comentário:

  1. Percebe-se que está adolescente é cheia de vida e sonhos, sabe onde quer chegar futuramente. Possui o acompanhamento dos pais e tem segurança no que fala.

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