Universidade Aberta do Brasil
Universidade Federal do Ceará
Instituto UFC Virtual
Universidade Federal do Ceará
Instituto UFC Virtual
CURSO: LICENCIATURA EM MATEMÁTICA
DISCIPLINA: PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E DA APRENDIZAGEM
PROFESSOR: ARNEIDE ANDRADE AVENDANO
ALUNA: WERGYLA MARIA BEZERRA SANTOS
AULA 01: TEORIAS E FUNDAMENTOS
Porteiras – CE
Junho de 2010
Adolescência, significados e evolução dos conceitos.
As teorias referentes à adolescência na sua grande maioria, concordam ao afirmar que ela é uma fase de transformações físicas e intelectual e de assimilar o final da infância. Todas as teorias são unânimes quanto as causas, a extensão e a importância dessas transformações na vida de qualquer ser humano.
A adolescência já foi descritas por muitos teóricos, e cada qual a definia de acordo com suas experiências.
Para Hall a adolescência tratava-se de uma época difícil e traumática da vida para todo ser humano. E com as mudanças, vêm as alterações de humor e sentimentos no adolescente, sempre atribuídos as modificações internas.
Freud, via na adolescência a face de maturação dos órgãos sexuais e no aumento do impulso instintivo a força que move e dá energia a essa fase da vida.
Para Erikson o conflito surge pela busca de identidade e a confusão dos papéis.
Cada descrição da adolescência, feita por teóricos, mostra que época confusa e de busca de definições de papéis. Hoje, na sociedade moderna, diante de tanto progresso, descobertas cientificas, evoluções tecnológicas. A fase da adolescência torna-se mais conflitante, pois os valores e costumes são outros, as famílias são definidas de várias formas, mas é necessário que se saiba os valores permeiam tato quanto a identidade. É preciso que os adolescentes não somente decidam quais os valores que irão respeitar, mas também que aprendam a enfrentar os conflitos que inevitavelmente ocorrerão entre seus valores e os dos outros.
O conflito a respeito dos valores suscita profundos sentimentos tanto nos filhos quanto nos pais. Daí a grande importância e necessidade da família para definição dos adolescentes, seja no passado, presente ou futuro. O adolescente não deseja adotar os valores paternos porque isso confundiria seu senso de identidade. Assemelha-se demais aos pais, e limita também os sentimentos de independência. Conseqüentemente, o adolescente questiona todos os valores paternos e critica exageradamente toda e qualquer falha de sua parte quando eles não correspondem aos valores que defendem. Durante a adolescência, as criticas feitas aos pais são severas, pois eles começam a perceber as fraquezas dos pais e as dificuldades de viver conforme seus próprios valores.
É por isso, que a cada dia faz-se necessário, a estruturação da família e da sociedade, para que, na passagem dessa fase conflitante na vida de nossos adolescentes, estes possam encontrar portos seguros para atracarem e definirem seus rumos. Do contrário teremos uma sociedade de pessoas, atormentadas, inseguras e confusas. O que seria trágico para todos.
BIBLIOGRAFIA
- MANNING, Sidney A – O desenvolvimento da Criança e do Adolescente. São Paulo – Ed. Cultrix; 1993.
Como você bem fala Wergyla, é de fundamental importância o acompanhamento dos pais na vida dos filhos, para que eles possam se sentir mais seguros, amados e psicologicamente bem para atuarno meio em que vive.
ResponderExcluirSem dúvida alguma Wergyla. Os pais tem o dever moral de cuidar dos seus filhos,muitos parece não ter essa consciência e até mesmo alega falta de tempo para cuidá-los. Pois caso contrário a sociedade cuida e aí podemos ver os nossos jovens no mundo diferente do que desejamos aos nosss filhos.
ResponderExcluirA mora hoje deixa bastante a desejar,muitos dos pais são dominados pelos os filhos e é isso que está deixando os adolescentes todos querendo ser donos do mundo sem ter respeito algum por ninguem e isso não desmoralisa somente os toda uma sociedade é afetada com a falta de respeito dos mesmo por todos.
ResponderExcluirÓtimo Wergyla seu texto nos faz enchergar a magnitude que família,professores,sociedade e demais instituição no acompanhamento dos filhos.Pois havendo a ausência dos pais poderar comprometer a formação dos filhos.Desestruturando-a como um todo.
ResponderExcluirMuito bem Wergila,acredito que os pais tem que acompanhar os filho,orienta-los,para que eles possam ficar mais informados e mais seguros durante e depois de sua adolescencia.
ResponderExcluir